terça-feira, 6 de outubro de 2009

ASTROLOGIA


Os signos são 12 divisões de 30o do Zodíaco. O signo representa um conjunto de assuntos, um estilo de fazer as coisas ou ainda um campo da consciência do ser humano, de energia ou de força.

Na análise da carta astrológica natal, verificamos que conforme o horário de nascimento, que marca o Ascendente, todas as outras casas ou setores da vida são abordadas de acordo com um determinado signo. Isso significa que todos nós temos a possibilidade de desenvolver todos os 12 signos do Zodíaco em cada um dos setores da vida que são indicados pela nossa carta de nascimento.

Devemos levar em conta que se juntarmos 100 pessoas de Câncer, elas não serão iguais, e sim estruturalmente semelhantes. Os signos trazem características que existem dentro de um ser, as qualidades, as capacidades básicas que ele tem para desenvolver. Este desenvolvimento depende das condições ambientais que ele encontra. Isso se deve ao fato de que cada pessoa vive em um determinado meio, tem a sua própria família, sua condição social, seu momento histórico, seus valores e seus objetivos individuais. O horóscopo (a carta astrológica de nascimento) não pode ser visto como um carimbo que cai na sua cabeça e deixa você de um jeito ou de outro em um instante qualquer. Tudo é um produto de causas anteriores, como dito acima.

Os signos dividem-se por Elementos, por Modos e por eixos de oposição complementar.

Divisão por Elemento:
Cada um dos signos segue a mesma continuidade de Elementos: Fogo, Terra, Ar e Água. Existem três signos de cada um dos quatro Elementos.

Divisão por Modo:
Esta divisão, em número de três estágios, representa um modo de operar ou de funcionar. Cada um dos três signos de um determinado Elemento segue a seguinte ordem: o primeiro deles é do modo cardinal (ação), o segundo fixo (constância) e o terceiro, mutável (disseminação).
Por exemplo: há três signos do Elemento Fogo, e cada um deles funciona de maneira diferente. O Áries é o Fogo cardinal, isto é, intuição pura voltada à ação; já o Leão é o signo de Fogo que irá estabilizar o impulso de Áries; e finalmente o Sagitário é o signo de Fogo que dissemina e torna adaptável o que foi criado por Leão. O mesmo acontece com cada série de signos de cada Elemento.

Divisão por Eixo:
Os signos podem ser compreendidos também enquanto pares de opostos complementares, sendo que cada um deles se refere a uma dimensão da existência. Existem seis pares de signos, um oposto ao outro.
Os pares ou eixos são, com simples palavras-chaves:

Áries-Libra: eu e o outro

Touro-Escorpião: minhas posses e as posses do outro

Gêmeos-Sagitário: meu ambiente imediato e o ambiente dos outros

Câncer-Capricórnio: minha vida privada e minha vida pública

Leão-Aquário: minha criatividade, filhos, romance e meus amigos e filhos dos outros

Virgem-Peixes: meu trabalho cotidiano e material e meu trabalho espiritual.
Seu ascendente é o signo que está surgindo no horizonte no momento em que você nasceu. Ele irá definir o "eu" que o mundo exterior vê e o modo como você se expressa. Na maioria das vezes, seu signo solar e seu ascendente são diferentes, e é por isso que seu ascendente é uma "máscara", ou seja, as atitudes e opiniões que tem e mostra para o mundo são disfarces e uma maneira que você encontra de esconder sua verdadeira personalidade.

O seu signo ascendente se manifesta de diversas formas, pode ser nas roupas que usa, no seu corte de cabelo, na maneira como fala. Note como tudo isso são apenas questões exteriores e de aparência, é a forma como você se mostra para o mundo. O ascendente reflete não só sua personalidade que os outros acham em você, mas também quem você gostaria de ser e as habilidades e talentos que você estará desenvolvendo por toda sua vida.

Os quatro elementos (Terra, Ar, Água e Fogo) são divididos em dois grupos. O Fogo e o Ar são considerados ativos e a Água e a Terra passivos. Essa divisão se assemelha aos dois grupos da filosofia chinesa: yin representa Água e Terra e yang o Fogo e o Ar.
Os signos da Água e da Terra são mais introspectivos, cautelosos e ponderados. Já os signos do Fogo e do Ar não têm tantas reservas e se expressam socialmente com menor precaução.
Os elementos também foram divididos nas qualidades quente, seco, úmido e frio, a incorporação de uma teoria grega muito antiga, que posteriormente deu origem aos quatro temperamentos da medicina antiga: colérico (quente e seco), sanguíneo (quente e úmido), melancólico (frio e seco) e fleumático (frio e úmido).
Quente e Frio dizem respeito à quantidade de energia: alta ou baixa, respectivamente.
Seco e Úmido falam da capacidade, talento ou interesse maior ou menor em criar ou desfazer conexões.

O Elemento FOGO
Qualidades: Quente e Seca
Energia alta, rápida e grande talento para desfazer conexões.
Não há quem não saiba o quanto o Fogo é de extrema necessidade para o homem. Aquece seu alimento, sua casa e oferece conforto. Porém é também um elemento perigoso se estiver fora do nosso controle, podendo causar danos irreparáveis. Em outras palavras, o elemento Fogo na astrologia representa a força do espírito. É o desejo da vida, a vontade de ser. Para os signos de Áries, Leão e Sagitário isto significa pressa, impaciência, ação individual, esperança, confiança em si próprio, paixões, desejo de vencer e honestidade. Os signos de Ar abanam as chamas do Fogo, fornecendo-lhes novas idéias, o que torna esses dois elementos compatíveis.

O Elemento TERRA
Qualidades: Fria e Seca
Energia concentrada, lenta e grande talento para desfazer conexões.
Touro, Virgem e Capricórnio compõem o elemento Terra. São signos providos de muita paciência e auto-disciplina, capazes de alcançar seus ideais com muita persistência. Esses signos tendem a confiar mais no raciocínio prático do que nas inspirações. Os signos deste elemento podem ser bastante cautelosos e convencionais, fazendo-os duvidar das pessoas com mente ágil. Suas principais características são: aplicação, concentração mental, esforço e espírito conservador. Acima de tudo, esses signos devem se preocupar mais em observar o mundo invisível, o mundo que não possui a forma concreta da Terra.

O Elemento AR
Qualidades: Quente e Úmida
Energia alta, rápida e grande talento para estabelecer conexões.
Todos os seres terrestres estão conectados, pois todos respiramos o mesmo ar. Isso faz com que esse elemento se torne coletivo. Pessoas com o signo de Gêmeos, Libra e Aquário compõem o elemento da mente, geralmente se adaptam com facilidade e são muito curiosos. Enquanto os signos de Fogo desejam algo, os de Ar idealizam as coisas imateriais. Possuem uma maneira impulsiva de agir, sentimentos artísticos, preferência pelas mudanças objetivas e tendem à distração. Esse indivíduo pode caminhar na neblina, sem saber como aplicar suas energias, ou pode ter sua mente tão clara como o ar antártico.

O Elemento ÁGUA
Qualidades: Fria e Úmida
Energia concentrada, lenta e grande talento para estabelecer conexões.
Assim como a Terra, o corpo humano é composto 70% de Água, o que nos leva a crer na importância vital deste elemento. Também é conhecida como solvente universal, ou seja, é capaz de dissolver mais substâncias que qualquer outro líquido conhecido por nós. Na astrologia, a Água pode ser simbolizada pela alma ou a emoção. Câncer, Escorpião e Peixes levam consigo as características deste elemento, o que significa sua sensibilidade e vulnerabilidade tão marcantes. Por isso, se não controlam suas reações emocionais acabam passando por freqüentes instabilidades interiores.
Planeta quer dizer astro errante e é fundamental na análise astrológica, pois indica como cada uma de suas funções opera: de que maneira, onde - em que circunstância da vida - e como. E isso diz muito de sua maneira de entender e funcionar no mundo.

Os planetas representam pessoas, motivações, eventos, dependendo da análise astrológica que está sendo feita. Assim, o Sol representa o rei, o poder central em uma análise de astrologia política. Mas no plano individual, simboliza a vontade criadora e o sentido de ação da pessoa.
Existem sete corpos planetários tradicionais: Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Os cinco planetas que compõem este esquema antigo podem ser vistos a olho nu. Cada um desses sete corpos simbolizam planos de manifestação de tudo o que existe, como exemplificado acima, o que torna complicado e delicado o trabalho de decodificação simbólica de cada corpo celeste.

Simbolismo planetário

Abaixo, você encontra os significados de cada um dos sete corpos celestes, relacionados com a pessoa e sua vida.
* Sol: vontade criadora, ação, senso de integridade pessoal, impulso maior de realização, espírito. O pai, o marido no seu aspecto de comandante, o chefe. O coração, a visão.
* Lua: sensibilidade para com o meio-ambiente, senso de sobrevivência, alimentação, corpo. A mãe, a esposa no seu aspecto de suporte. Também o passado e os distúrbios funcionais orgânicos.
* Mercúrio: funcionamento da mente, raciocínio, destreza manual, capacidade de expressão. Pequenas viagens. Os irmãos, mas também o médico, o remédio, o astrólogo, a forma de estudar e aprender.
* Vênus: gostos, atratibilidade, amor abnegado, senso de beleza, valores pessoais, luxo, conforto, sensualidade, senso estético, harmonia, ritmo. As artes. Figuras femininas: a mãe em seu aspecto de valorização da beleza física e hábitos sociais, a amante, a irmã. A garganta, os rins.
* Marte: impulso de auto-afirmação, senso de identidade, combatividade, sexualidade. A espada, que separa e corta. O marido no seu aspecto de amante, o rival em uma guerra ou nos negócios, o cirurgião, a luta pela carreira. A guerra. O sangue e os músculos. Orgãos sexuais e reprodutores.
* Júpiter: expansão, sentido de vida, capacidade de síntese, bens e prestígio, sorte, crescimento, otimismo. Os avós, a autoridade espiritual que se segue, a justiça protetora. A graça divina. O fígado.
* Saturno: senso de limite, a disciplina, sentido do dever, a função social, os medos. A justiça punitiva, a polícia, o fisco, o presente. Os ossos, os dentes, a coluna vertebral.

Os planetas transaturninos

No século 18, Urano foi descoberto. No final do século 19, Netuno foi avistado pela primeira vez e finalmente Plutão foi detectado nos céus durante os anos 30 do século 20.
Cada um desses planetas descobertos recentemente referem-se à coletividade, as mudanças tecnológicas e o impulso para a experimentação, invenção, liberdade individual (Urano), utopias coletivas, remédios, derivados do petróleo (Netuno) e movimentos autoritários que visam o controle total de um grupo ou país, os oligopólios internacionais e as pesquisas genéticas (Plutão). Os astrólogos decidiram isso em função da época em que esses planetas foram primeiro avistados e o que acontecia na sociedade quando isso ocorreu, pois seguem a norma de que o que está em cima é igual ao que está embaixo, como escrito na Tábua de Esmeralda, antigo documento alquímico.

Planetas e suas regências ou forças

Cada um dos planetas rege, tradicionalmente, dois signos: um diurno e positivo, ou seja, masculino; outro noturno e negativo, ou seja, feminino. Isso quer dizer que os planetas têm maior autonomia e funcionam melhor em determinados signos. O contrário também acontece. Em alguns signos os planetas comportam-se natural e espontaneamente, como se estivessem vestindo uma roupa que não impedisse a liberdade de movimentos e o conforto de seus gestos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário